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Projeto: Alimento Saudável

 

 

 

 

 

 

 

Turma: Infantil I - T1 e T2

Professoras: Aline Aparecida Miranda da Silva e Talita Ribeiro Miguel Sanchez

1. APRESENTAÇÃO:

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia mas por obediência, comia.

Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém, sentindo a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.

Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.

 

2.JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.

O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta. Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.

Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura "Fast-food", elaboramos este projeto.

 

3.  OBJETIVOS:

GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação.
  • Noções de números pares e ímpares

 

4.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

  • Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
  • Registro dos alimentos mais consumidos na família;
  • Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
  • Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
  • Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
  • Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
  • Análise das obras do pintor Archiboldo Giuseppe, que utilizou frutas, verduras e legumes na construção das suas obras;
  • Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
  • Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
  • Utilização da horta para plantação das hortaliças de rápido crescimento, fazendo a avaliação semanal com registro;
  • Palestra com uma nutricionista;
  • Visitar uma feira;
  • Preparação e degustação de receitas saudáveis;
  • Promover pesquisas na internet de figuras e dicas de alimentação saudável;
  • Promover concursos de lanches saudáveis;
  • Organização de um livro de receitas baseado na história "A Cesta da dona Maricota"

 

5. PRODUTO FINAL

Finalizaremos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação das receitas trabalhadas e apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

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